O aneurisma pode ser sacular ou fusiforme (clique na imagem abaixo para ampliá-la). Como ele ocorre por uma fraqueza da parede, o seu grande perigo é a ruptura. Essa fraqueza ocorre por doença do vaso, que perde sua elasticidade.
A gravidade do aneurisma depende do seu tamanho e do local acometido.
A aorta é a maior e mais calibrosa artéria do corpo. Imaginem a gravidade que é a ruptura dela. A maioria dos pacientes falece antes de conseguir chegar a um hospital.
Obviamente quanto maior for o tamanho do aneurisma, maior seu risco de ruptura.
Qualquer vaso pode apresentar uma dilatação aneurismática, porém os dois locais mais comuns são a aorta e os vasos cerebrais.
Os principais fatores de risco são:
- Cigarro
- Obesidade
- Sexo masculino
- Colesterol alto e aterosclerose
- Hipertensão (leia sobre o sal e sobre lesões da hipertensão)
- Idade avançada
- História familiar
Algumas doenças aumentam o risco da formação de aneurismas:
- Síndrome de Marfan
- Síndrome de Ehlers-Danlos
- Doença renal policística autossômica dominante
- Síndrome de Moyamoya
Existe uma variação do aneurisma, chamado de aneurisma dissecante.
Os nossos vasos são compostos por 3 camadas de músculos. A dissecção ocorre por uma fraqueza na camada em contato com sangue, criando um falso trajeto entre as camadas da artéria. Conforme o tempo passa a pressão do sangue vai rasgando esse vaso em todo seu comprimento. O sangue passa a seguir 2 caminhos, a luz verdadeira do vaso e a luz falsa.
Mais uma vez o risco de ruptura é imenso.
Além da ruptura, os aneurismas também oferecem risco de formação de trombos em seu interior. Os trombos podem ocluir o vaso ou embolizar para locais distantes (leia AVE (acidente vascular encefálico) para entender sobre trombos e êmbolos).
Quais os sintomas de um aneurisma ?
Em geral, os aneurismas são assintomáticos a não ser que estejam crescendo rapidamente, dissecando ou rompendo. A dissecção do aneurisma da aorta torácica causa uma intensa dor no perto, do tipo pontada, com irradiação para o meio das costas. O doente normalmente fica muito agitado, sudoreico e muitas vezes hipotenso. O quadro clínico pode lembrar o do infarto (leia : SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA ). Aneurismas de aorta abdominal causam os mesmos sintomas, porém, localizados na região abdominal.
O aneurisma cerebral também costuma ser assintomático. Os Sinais e sintomas ocorrem nas complicações. Costuma se manifestar como uma dor de cabeça intensa, normalmente a pior dor de cabeça da vida do paciente ( leia: DOR DE CABEÇA (CEFALÉIA) - SINAIS DE GRAVIDADE). Pode vir acompanhado de sinais neurológicos que lembram um AVC ou mesmo levar o paciente ao coma.