sábado, 19 de novembro de 2011

Crises psicogênicas ou pseudocrises: Só esclarecendo!

As crises psicogênicas ou pseudocrises são crises paroxísticas que assemelham-se a evento epiléptico em sua expressão apresentando extrema semelhança com crises epilepticas reais. Não é incomum pacientes estarem usando drogas anticonvulsivantes nestes casos sem necessidade. Sofrem os efeitos adversos das medicações desnecessariamente. Além da descrição da fenomenologia das crises, o video-EEG é uma das armas que utilizamos pra tentar fazer esta diferenciação entre crises reais e pseudocrises. Na maioria das vezes há transtorno psiquiatrico de  base sendo comum no sexo feminino a história de abuso sexual na infância.  A suspensão da medicação e o apoio psicoterapéutico é a base do tatamento de sucesso.

5 comentários:

  1. Dr. tive lendo sobre essas crises pois minha esposa tem algo semelhante, no começo pensávamos que eram crises epléticas, foi quando ela trocou de médico, que o novo sugestionou um acompanhamento psicológico, e ainda dizendo que tais crises não caracterizaram eplepsia, apesar da minha esposa ser diagnosticada como tal deste sua infância, essas crises são constantes, dia após dia, com frequência no sono, ela mexe muito os membros superiores e inferiores e não tem salivação. Ela é medicada com 1000mg de carbamazepina e 2mg de clopam sem muito resultado pois ela tem as crises independentemente do usos das medicações, sendo que o efeito dos remédios torna a crise menos duradouro e com uma constante bem reduzida. Queria que o Sr. Dr. desse sua opinião pois essas crises já vem deste sempre constrangindo ela e queríamos uma segunda opinião profissional do assunto e se não for eplepsia o que seria o melhor tratamento para o diagnóstico e se tem cura? Grato Sadraque Maia.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha crises Epileticas, e no ano e 2014 passei a ter diversas crises chamadas, Pseudocrises Epileticas desde então venho sofrendo demais com isso.
    Preciso de ajuda pois o remedio que me ajuda é o Rivotril 2mg um calmante ,eu preciso de ajuda ,pois minhas crises duram de 30 á 50 minutos,por favor se alguem se importar me ajude,por favor.Tenho 41 anos de idade e sofro muito com isso,se tiver que houver um processo cirurgico me ajudem,não suporto mais.

    ResponderExcluir
  3. Cris, o meu marido tb anda tendo essas crises, já fomos no neuro e ele passou uma eeg para ele tb. Ele desconfia de pseudocrisis. Meu marido tem 22 anos e nunca tinha apresentado nada parecido, foi em outubro do ano passado a primeira e ele atrofiou os dedos e mãos ficava se tremendo e espumando pela boca, se apresentava mt agitado e com a boca totalmente aberta e olhos abertos tb só que não fixos. Durante a crise ele morde a propria língua, e tenta bater e morder as pessoas à sua volta. Foram 5 homens tentando segura lo e ngm conseguia. E ele só lembra de ter ido dormir, e acordar já no hospital.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, eu torço pela recuperação do seu marido.. Eu por conta própria, vou procurar um psicologo pois já li muita coisa sobre crises psicogênicas. No meu caso eu mesmo pressinto q acontece diante de ansiedades como contas para pagar ou certos compromissos e responsabilidades que me agitam bastante, causando antes da crise convulsiva, taquicardia e falta de ar.. tenho fé q isso irá passar em nome de Jesus!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu fui diagnosticada com essa crise. E isso acontece com a pessoa porque ela quer?
    Tudo isso que eu sinto é falso?

    ResponderExcluir

Contribua aqui com seu comentário ou dúvida