segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

EXCESSO DE ANALGÉSICO PIORA DOR DE CABEÇA


CEFALEIA POR USO EXCESSIVO DE MEDICAMENTO 

Definição
Cefaleia por uso excessivo de medicamentos (CEM) é uma cefaleia crônica que pode ocorrer em pacientes que sofrem de alguma cefaleia primária (especialmente migrânea). O uso excessivo de medicamentos  é um
importante fator de risco para aumento da freqüência da cefaleia; pode haver piora de uma cefaleia episódica (menos de 15 dias por mês com cefaleia) progredindo para uma cefaleia crônica (mais de 15 dias por mês de cefaleia por um período mínimo de 3 meses). Os medicamentos de uso excessivo podem ser analgésicos comuns, analgésicos combinados, ergotamínicos, triptanos ou opióides, desde que tomados regularmente (>10 dias por mês). A Sociedade Internacional de Cefaleia (IHS) tem definidos os critérios para cefaleia por uso excessivo de medicamento.

Epidemiologia da Cefaleia por Uso Excessivo de Medicamentos 
CEM é relatada em todo o mundo. Prevalência em estudos populacionais é entre 0,7% e 1,7% sendo variável em diferentes países. CEM parece ser mais freqüente em mulheres do que em homens (pode ser pela maior prevalência de migrânea em mulheres). Há relatos de até 15% de prevalência em centros especializados em cefaleia. A prevalência de CEM depende fortemente dos critérios diagnósticos utilizados.
A cefaleia de base mais freqüente nos pacientes com CEM é a migrânea. Em centros especializados, dentre os pacientes com cefaleia diária, CEM é umas das causas mais freqüentes sendo tal diagnóstico considerado em cerca de 50% dos casos.

Fatores de Risco para Cefaleia por Uso Excessivo de Medicamento 
Pacientes com CEM tem mais chance de ter uma renda menor bem como de ter nível educacional mais baixo do que a população geral. A freqüência do uso excessivo de medicamento foi maior em imigrantes provenientes de países do sul e leste europeu e mais na primeira geração de imigrantes que na segunda geração. É descrito que as conseqüências da cefaleia é maior em pacientes com CEM, o que leva a uma pior qualidade de vida. Pacientes com outros quadros de dor (dor crônica músculo-esquelético, doenças reumatológicas) também podem desenvolver cefaleia por uso excessivo de medicamentos devido a ingesta diária de analgésicos, especialmente se tais pacientes já tiverem história de cefaleia primária.

Fisiopatologia da Cefaleia por Uso Excessivo de Medicamentos 
CEM pode ser causada pela ingesta de:
• Analgésicos comuns (DORFLEX, NEOSALDINA, ibuprofeno, acetaminofeno/paracetamol, ácido acetilsalisílico, metamizol e outros).
• Ergotamínicos
• Analgésicos combinados (contendo cafeína, barbitúricos e outras substâncias adicionadas a analgésicos
simples).
• Triptanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua aqui com seu comentário ou dúvida