sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dor de Cabeça: Sinais de alerta. Quando consultar um médico?



As dores de cabeça, infelizmente, são bastante comuns e podem ocorrer em qualquer momento, em qualquer lugar e praticamente a qualquer pessoa.
As dores de cabeça são tão comuns que, de facto, se estas desaparecem num dia ou dois não nos preocupamos muito com elas.  Mas, e se a dor não desaparece? E se tiver outros sintomas ou doenças associados?
Uma dor de cabeça súbita e intensa ou uma  dor de cabeça que ocorre com outros sinais de lesão pode ser um sintoma de algo mais grave. Como pode então saber quando uma dor de cabeça é algo mais grave exigindo aconselhamento médico?
Sinais de alerta
Nem sempre é fácil saber quando consultar um médico. Existem alguns sinais de alerta que indicam a eventual gravidade de uma dor de cabeça. Se sentir algum dos seguintes sintomas, procure atenção médica imediata.
Rigidez da nuca e febre
Algumas dores de cabeça, como a cefaleia tensional, podem ser acompanhadas por dores no pescoço. Mas se tiver uma dor de cabeça súbita e intensa, juntamente com rigidez no pescoço e febre e/ou sensibilidade à luz, poderá ser um sinal de uma infecção grave que requer atenção médica.
Entorpecimento ou fraqueza
Se sofrer algum tipo de entorpecimento ou fraqueza, incluindo a fala arrastada, dificuldade em falar ou andar pode ser um sintoma de algo mais grave. Fale com o seu médico sobre a necessidade de um tratamento adicional.
Visão alterada
Se sentir visão dupla, desfocada ou perda parcial da visão, consulte o seu médico.
Confusão mental, convulsões ou perda de consciência
Quando associados a uma dor de cabeça, a confusão mental, convulsões ou perda de consciência são sinais de alerta de uma doença grave. Estes podem ocorrer com o início da dor de cabeça ou depois desta ter ocorrido. De qualquer maneira, deve sempre procurar atendimento médico imediato.
Lesão na cabeça
Sempre que uma lesão na cabeça resulte numa dor, consulte imediatamente um médico. Uma dor de cabeça na sequência de um trauma pode ser um sinal de lesões graves que exigem o tratamento de um médico.
Um início súbito de dor, uma dor que não desaparece, ou uma dor que se agrava
É importante acompanhar cada dor de cabeça para tentar saber se esta é diferente, ou pior, do que qualquer outra que já tenha sentido. Sintomas como o início repentino da dor, uma dor de cabeça que não desaparece, ou uma dor de cabeça mais forte que as anteriores podem ser sinais de alerta de algo mais grave.
Se tiver dúvidas ou preocupações sobre a sua dor de cabeça, fale com seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para realizar um correcto diagnóstico e tratamento.

Um comentário:

  1. Dr. Neudson leio muito suas postagens,.
    Sou Lenny Prado Chef de cozinha, tenho um filho que aos 16 anos teve uma convulsão , nesta mesma época foi diagnosticado uma cicatriz no seu cérebro, algo sobre um coagulo que apareceu e secou
    Aos nove meses de nascido ele teve uma doença que depois de quase um mês me deram um laudo de meningite, foi acompanhado durante 3 anos pelos médicos e nada foi descoberto e não teria deixado sequelas.
    Depois desta passagem aos 16 anos ele teve convulsões frequentes, não podia ficar um dia sem o medicamento trilepytal 300, hoje com 24 anos ele vem apresentando uma quadro diferente.Do nada ele altera o tom de voz, faz coisas sem sentido como abri uma torneira e deixar aberta, começa a repetir o nome da pessoa que estava no momento com ele ficava bastante agitado, em alguns momentos chega até a correr, não fica agressivo mas notamos que ele perde a noção de quem é e o que está fazendo; Temos que senta-lo e aos poucos ele vai recobrando a consciência, mas não se lembra do que aconteceu.
    Já procurei vários neurologistas mas nenhum me da uma diagnostico preciso sobre isso...Diagnósticos do tipo: "o remédio causa esses ataques com tempo de uso."
    "Isso é normal é um tipo de convulsão",
    "Precisa aumentar a dose do medicamento, pelo fato dele ter engordado"
    Infelizmente nenhuma dessas informações, para mim tem fundamento,sou totalmente leiga mas não consigo acreditar nestes diagnósticos.
    Gostaria de perguntar ao Sr. se pode me ajudar? Pelo amor de Deus se pode me orientar?
    Diante de seus textos e todo seu conhecimento acredito que tenha uma orientação.
    Atenciosamente;
    Lenny Prado
    sileybprado@hotmail.com

    ResponderExcluir

Contribua aqui com seu comentário ou dúvida